1A (1ª série) Dune - 2º volume


Título da edição original: Dune
Capa: A. Pedro
Tradução: Eurico da Fonseca Copyright: 1965 por Frank Herbert
Edição Livros do Brasil: Setembro 1986

Sinopse:
"Dune" é a primeira obra de uma série que também inclui "Dune Messiah", "Children of Dune", "Heretics of Dune" e "Chapterhouse Dune".
Esta hexalogia - que constitui uma análise das eternas ambições humanas - releva-se pela tese de uma indispensável aliança entre o Homem e a Natureza, sendo assim considerada a "Bíblia da Ecologia".
Frank Herbert que, inicialmente, foi perito tecnológico de computadores, estreou-se como escritor de Ficção Científica em 1965, com a obra "Dune" e, fulminantemente, atingiu o  topo da escala dos autores desta especialidade literária. 
Para Herbert, o progresso material não corresponde a um progresso moral, pelo que a Humanidade, tanto na Terra como noutro qualquer planeta do vasto Universo, será sempre igual a si própria; no presente, tal como no passado, no futuro, tal como no presente. Desta maneira, a riqueza da "melange", produto existente no planeta de areia, "Arrakis", a que também chamam "Dune" e onde a água é um luxo, induz a todas as vilanias e traições.
Desencadeia-se uma guerra interplanetária com os mais terríveis meios de destruição e a misteriosa Irmandade "Bene Gesserit", que se preparava para criar, selectivamente, uma nova e melhor geração humana, deposita uma esperança profética na vinda de um messias. 
Nesta segunda parte de "Dune", o herói Paul Atreides e a bela Jessica terão de defrontar os poderes inimigos. Será ele o "salvador" vaticinado pela profecia? Entretanto, os Sardaukar, saindo furiosamente do seu planeta, vão invadir Arrakis e rodeiam-no como uma nuvem de pestilência apocalíptica, sendo apenas detidos pelos "Freemen" e pelo seu "Muad' Dib", preparados para uma cruzada selvagem através do Universo. 
Com um dom maravilhoso, Frank Herbert soube delinear este extraordinário universo do futuro, envolvendo-o numa mística especial, em que as potencialidades humanas, desenvolvidas ao mais alto grau, se tornam forças diabólicas .