16 - A Árvore do Verão


Título da edição original: The Fionavar Tapestry
Capa: Jacques Lamontagne
Tradução: Elsa T. S. Vieira
Revisão: Marisa Norberto
Copyright: 1984 por Guy Gavriel Kay
Livros do Brasil: Outubro 2002

Sinopse
Guy Gavriel Key nasceu em Weybuen, Saskatchewan, no Canadá, a 7 de Dezembro de 1954. Diplomado em Filosofia (Universidade de Manitoba) e Direito (Universidade de Toronto), decidiu desde cedo dedicar-se à escrita, para o que não foi despiciendo o seu encontro com Christopher Tolkien, o filho de J. R. Tolkien. Em 1984, publicou a "Árvore de Verão", o primeiro volume de uma trilogia, "A Tapeçaria de Fionavar", concluída três anos mais tarde, com o qual ganharia o importante prémio Aurora.
"A Tapeçaria de Fionavar" tem aliás sido objecto de inúmeros seminários, debates e fóruns, onde se debate a enorme influência do ciclo arturiano na sua concepção, mas também o modo como Guy Gavriel Kay voltou com esta obra a dar um novo fôlego ao género fantástico, que os émulos de Tolkien tinham deixado decair um pouco.
Para além desta trilogia, Kay é ainda autor dos romances "Tigana", "A Song for Airborne", "The Lions of Al-Rassan", "Sailing to Sarantium" e "Lord of Emperors".
"A Tapeçaria de Fionavar", que é o considerado o grande romance fantástico posterior a "O Senhor dos Anéis", está traduzido em dezassete línguas e é objecto, em todo o lado, de permanentes reedições.