7 - Segunda Fundação


Título da edição original: Second Foundation
Capa: A. Pedro
Tradução: Sousa Victorino
Copyright: 1953 por Isaac Asimov
Edição Livros do Brasil: Janeiro 2000 

Sinopse:
Isaac Asimov, uma das figuras máximas da literatura de ficção-científica do século XX, nasceu em Petrovitchi, na Rússia, a 02 de Janeiro de 1920, e morreu em Nova Iorque, no ano de 1992. Tendo emigrado desde muito cedo para os E.U.A. (a família abandona a União Soviética em Janeiro de 1923), estudou na Universidade de Columbia, onde se formou em bioquímica, que aliás chegou a leccionar na Universidade de Boston. Escreveu variadíssimas obras de divulgação, mas ficou a dever a sua popularidade aos romances de ficção-científica e, em particular, a "Foundation" (a saga genial que redigiu ao longo de quatro décadas, entre os anos de 1942 e 1982), de que a presente obra constitui a peça final, e que ficará como um dos clássicos do género, um romance que vai muito para além da concepção mais ou menos gratuita de uma aventura, para de facto ser uma brilhante meditação sobre a ascensão e queda das civilizações.
A trilogia da Fundação ("Foundation", "Foundation and Empire" e "Second Foundation") recebeu um Prémio Hugo especial, como a Melhor Série de Ficção Científica de sempre, e "Foundation Edge" obteve um Prémio Hugo como o Melhor Romance de Ficção Científica de 1982. Ao próprio autor seria, em 1988, atribuído o Prémio dos Grandes Mestres da Ficção Científica.
De entre as suas inúmeras obras, para além de "Prelúdio à Fundação", "Fundação" e "Fundação e Império", que constituem os restantes volumes da versão portuguesa da série "Foundation" e que foram já publicados na "Colecção Argonauta Gigante", destacam-se igualmente os romances "As Correntes do Espaço", "Futuro do Mundo", "As Cavernas de Aço", "Ameaça dos Robots", "O Planeta dos Deuses", "Mensagens do Futuro", "O Que Será o Futuro?", "A Nave das Sombras" e "Vozes do Futuro", todos disponíveis na nossa "Colecção Argonauta".